Polícia Militar participa de solenidade alusiva à Emancipação Política de Sergipe
A data celebra a independência fundamental para a consolidação das identidades política e cultural do povo sergipano.

Na manhã desta terça-feira (8), a Polícia Militar de Sergipe participou da solenidade alusiva à Emancipação Política do Estado, realizada na Praça Fausto Cardoso, região central da capital.
Além do governador do Estado, Fábio Mitidieri, e do comandante-geral, coronel Alexsandro Ribeiro, outras autoridades militares e civis estiveram presentes na cerimônia que marcou os 205 anos de Emancipação Política de Sergipe.
O Corpo Musical da PMSE e o coral da Assembleia Legislativa entoaram hinos e canções durante o ato solene, e a manhã comemorativa teve o seu repertório musical complementado pelo Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Sergipe.
Para o governador, o dia 8 de julho marca a celebração do início da nossa identidade, da nossa história, da nossa cultura, e da nossa sergipanidade. Ele frisou o quanto é imperioso lembrar, diariamente, a importância dessa identidade e como foi importante, em 1820, o grito de independência que fez com que o sergipano pudesse ser autêntico, dono da própria história e reconhecedor da suas raízes, respeitando o seu valor e a sua origem.
Na ocasião, foi apresentada ao governador Fábio Mitidieri a exposição Polícia Militar de Sergipe: Marchando Além-Fronteiras, que é um tributo à bravura e à trajetória histórica da Corporação.
Criada em 1835 como Força Policial da Província de Sergipe, pelo presidente Manoel Ribeiro da Silva Lisboa, a Instituição soma 190 anos de existência, marcando presença no cotidiano sergipano e na defesa da ordem pública. Mais do que isso, a Polícia Militar de Sergipe ultrapassou divisas e fronteiras para cumprir sua missão em momentos importantes da História do Brasil, atuando na proteção dos sergipanos, da nação e da paz mundial.
O encerramento da solenidade foi marcado pela apresentação da Moeda Coronel Hermeto Rodrigues Feitosa, que faz parte do acervo da PMSE, está na exposição e foi repassada das mãos do governador à filha do homenageado, a senhora Hélida Feitosa.
A Moeda é uma forma de rememorar a imagem de Hermeto Rodrigues Feitosa, policial que construiu brilhante carreira na Força Pública Estadual. O militar ingressou na Corporação como soldado, e logo alcançou o posto de tenente.
Em sua trajetória, participou da elaboração do Regimento da Corporação, comandou o Policiamento do Interior e foi subcomandante-geral. Ocupava o posto de tenente-coronel quando foi nomeado comandante-geral, em 1946.Faleceu aos 88 anos, mas o seu relevante legado jamais será esquecido e hoje está solidificado por meio da Moeda que recebe o seu nome.
Sobre a data que marca a Emancipação Política de Sergipe
No dia 8 de julho de 1820, Sergipe conquistou a sonhada emancipação política do Estado da Bahia. A data foi oficializada pela Carta Régia do rei Dom João VI, e nela foi reconhecida a autonomia administrativa de Sergipe, tornando-a uma capitania independente.
Após anos de insatisfação da elite sergipana, conquistou-se a liberdade para gerenciar os recursos próprios, bem como estabelecer os interesses locais. A independência também foi fundamental para a consolidação das identidades política e cultural do povo sergipano.
Fonte: Ascom PM/SE
Comentários (0)