Movimentação de passageiros no Aeroporto de Aracaju cresceu 14,8% no período junino
Boa parte dos turistas foram atraídos pela extensa programação do Forró Caju 2025

Dados divulgados pela Aena Brasil, administradora do Aeroporto Internacional Santa Maria, apontam para o crescimento no número de passageiros ao longo do mês de junho. Ações promovidas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), no período junino estão entre os fatores que contribuíram para o crescimento.
Em junho deste ano, entre chegadas e partidas, quase 108 mil pessoas passaram pelo Aeroporto Internacional de Aracaju - Santa Maria. O número é 14,8% superior ao do mesmo mês de 2024. Um crescimento considerado bastante significativo para o segmento turístico.
No acumulado do primeiro semestre do ano também foi possível observar melhora nos números. Ao todo, aproximadamente 653 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram no terminal aeroportuário da capital sergipana. O crescimento é de 10,4% em relação ao mesmo período também de 2024, o terceiro maior percentual entre os aeroportos administrados pela Aena no Nordeste.
“Nossa ações sempre estiveram voltadas a tornar o destino Aracaju o mais atrativo possível para os turistas. Em junho, nossa capital respirou forró, cultura e tradição em seus quatro cantos. O resultado não poderia ser diferente. Temos uma cidade cada vez mais pronta para viver esse novo momento. Seguiremos passo a passo, melhorando cada vez mais”, afirmou Fábio Andrade, secretário do Turismo de Aracaju.
Ações e outros números
Em levantamento realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), no mês de junho último, a arrecadação dos tributos ISSQN e ICMS repassado ao município alcançou o montante total de R$ 72 milhões. O valor representa um crescimento significativo em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram arrecadados R$ 64 milhões.
A Secretaria do Turismo de Aracaju desenvolveu uma série de ações ao longo do mês de junho, todas em parceria com o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe. Os turistas que desembarcaram no Aeroporto Internacional Santa Maria e no Terminal Rodoviário Governador José Rollemberg Leite foram recepcionados pelo projeto ‘Bem-Vindo ao País do Forró’, que contou com distribuição de adereços, alimentos típicos, apresentações de quadrilhas juninas e trios pé de serra.
Ao longo desse período, mais de dois mil unidades do “Passaporte Aracaju” foram distribuídas e pelo menos três mil turistas passaram pelos Centros de Atendimento ao Turista (CATs). As origens mais comuns dos visitantes foram os estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Brasília, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, nesta ordem.
Boa parte dos turistas foram atraídos pela extensa programação do Forró Caju 2025, que contou com o “São João na Praça”. De 9 a 30 de junho, a Praça Fausto Cardoso recebeu apresentações musicais de quase 30 artistas locais. Uma grande estrutura foi preparada, com parque de diversões, espaço multissensorial, CAT Itinerante e uma vila cenográfica, que recebeu o nome de ‘Paço do Forró’.
O projeto permanente “Descubra Aracaju” ganhou uma roupagem junina. Nas já conhecidas edições do Mirante da 13 de Julho, Orla do Bairro Industrial, Orla Pôr do Sol e Praça Tobias Barreto, toda as atrações estiveram voltadas ao período festivo. A iniciativa tornou-se possível graças a um termo de fomento firmado entre a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE).
Já a ‘Marinete do Forró’ foi um espetáculo à parte. A jardineira passou a realizar o ‘City Tour Forrozeando Aju’ – passeio diurno percorrendo pontos turísticos – e o ‘Bate e Volta do Forró’ – transfer noturno para os eventos juninos. Sempre às sextas-feiras, os turistas se reuniam para passear pela capital. Ao todo, foram realizadas 11 edições, alcançando 230 passageiros. O roteiro ganhou repercussão nacional, nos principais veículos de comunicação do país.
AAN*
Comentários (0)