Semfas cria núcleo para atender população afetada por situações de vulnerabilidade
Os serviços ofertados no âmbito da Proteção Social Especial (PSE) permitem um trabalho mais eficaz na identificação e solução de casos

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) promove a criação do Núcleo de Ações Emergenciais da Assistência Social (NEA) com o objetivo de intensificar o atendimento para pessoas em situação de vulnerabilidade e também à população afetada por situações de calamidades públicas e emergenciais na capital.
Os serviços ofertados no âmbito da Proteção Social Especial (PSE) permitem um trabalho mais eficaz na identificação e solução de casos de risco pessoal e social, como o trabalho infantil, a exploração sexual de crianças e adolescentes e a situação de pessoas em situação de rua. Com a criação do NEA, essa atuação será estendida para outras ocorrências, como incêndios, desabamentos, alagamentos e casos de acumuladores compulsivos.
O diretor da Política de Assistência Social da Semfas, Fábio Kleber Oliveira, destaca que a criação do núcleo gera mudanças estruturais no serviço e amplia a oferta do atendimento para a população. “As equipes irão concentrar as atenções nos chamados que ocorrerem dando uma eficácia maior ao serviço. De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, o serviço especializado de abordagem social é oferecido de forma contínua pela secretaria, mas para ampliar a assistência, decidimos trazer o NEA, que vai fortalecer o serviço”, afirmou.
Segundo o diretor, o núcleo atuará de forma complementar ao serviço de abordagem, em situações nas quais este não atua. “O NEA irá identificar as demandas, fazer o mapeamento dos indivíduos, acompanhamento na estruturação de acolhimento, na concessão de benefícios, realocação de famílias, inserção em serviços continuados da política da Assistência Social e o estabelecimento de parcerias intersetoriais, porque em casos específicos a Semfas vai agir em parceria com outras secretarias, como nas ações de chuva, pessoas acumuladoras ou de reintegração de posse”, completou Fábio.
A coordenadora de programas e benefícios da Semfas, Lourdes Moreira, ressalta o acompanhamento e suporte dado às famílias afetadas por situações de calamidade, com a concessão de benefícios socioassistenciais.
“A gente realiza o mapeamento, identifica as demandas, o acompanhamento e estruturação das famílias afetadas. Estas famílias são acompanhadas de forma contínua para que possam retomar ao cotidiano de suas vidas. A gente trabalha sempre de forma intersetorial para que sejam observados vários aspectos das famílias afetadas com um olhar diferenciado e ostensivo em questões de trabalho, de escolaridade das crianças, de alimentação e benefícios”, enfatizou a coordenadora.
AAN*
Comentários (0)