cover
Tocando Agora:

Apoiados pela Prefeitura de Aracaju, lutadores iniciam disputa no Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo

A delegação sergipana tem 50 atletas inscritos, dos quais oito são oriundos do projeto mantido pela Sejesp

Apoiados pela Prefeitura de Aracaju, lutadores iniciam disputa no Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo
Apoiados pela Prefeitura de Aracaju, lutadores iniciam disputa no Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo (Foto: Reprodução)

Nove alunos de um projeto social que ensina taekwondo no bairro Bugio iniciaram nesta quinta-feira, 11, a disputa do primeiro campeonato nacional da modalidade. Trata-se do Super Campeonato Brasileiro que acontecerá até domingo na capital sergipana. O evento registrou 2.300 lutadores de todos os estados do Brasil e tem apoio da Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp).


A delegação sergipana tem 50 atletas inscritos, dos quais oito são oriundos do projeto mantido pela Sejesp sob a supervisão do treinador Edmilson dos Santos. Os alunos treinam no complexo do Estação Cidadania, também no Bugio, e possuem toda estrutura necessária para disputar em condições de igualdade com atletas de outras regiões do país.


“Nosso complexo tem tudo que precisamos. Tatame, espaço iluminado, água disponível e até uma pista de atletismo para intensificar os treinos físicos. Portanto, acredito que teremos chances de medalha na competição”, disse o treinador.


Aos 13 anos, Maria Eduarda Santos é uma das alunas do projeto no Estação Cidadania. Ela pratica taekwondo desde janeiro de 2025 e na primeira oportunidade garantiu presença no Super Campeonato Brasileiro. “Um evento gigante como esse era tudo o que eu queria, pois meus familiares virão para torcer e me incentivar durante os combates”, falou entusiasmada.


Outro aluno do projeto também está esperançoso com a primeira participação em um campeonato nacional de taekwondo. Arthur Damascena tem 14 anos e já treina desde os oito. Para ele, participar do evento dentro de casa é um sonho. “Agradeço ao meu professor e a todos que contribuíram para esse momento que estou vivendo no esporte. Estou confiante no pódio, mas o que importa de verdade é competir”, destacou.


Lutadores de outros estados também comentaram sobre a estrutura e organização do campeonato. Julia Linhares veio do Distrito Federal e elogiou a climatização do espaço. “Imaginava que iria sofrer com o calor do nordeste, mas me surpreendi quando cheguei ao local do evento. A arena está totalmente climatizada e isso traz conforto para nós atletas”, contou.


O Super campeonato Brasileiro acontece no Centro de Convenções AM Malls com lutas das 7h às 20h, até domingo. São oito áreas de combates, arquibancada para 1.000 pessoas, além de estrutura complementar de praça de alimentação, salão de jogos, sala de pesagem e descanso para atletas.


“Agradeço ao apoio da Prefeitura de Aracaju que investiu forte na competição. Uma parceria necessária para o desenvolvimento do esporte em nossa cidade”, declarou o presidente da Federação de Taekwondo de Sergipe, Paulo Cesar.


O secretário da Sejesp Aquiles Silveira enalteceu os organizadores do evento e confirmou o apoio da gestão municipal nos esportes de luta na cidade. “É uma determinação da prefeita Emília investir na juventude e no esporte da capital. E o taekwondo tem um papel fundamental no desenvolvimento da disciplina, do respeito e da cidadania dos atletas”, concluiu.


Por AAN*

Comentários (0)